Jornada para a nuvem: Migre com segurança
- Breno Petrili

- 10 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
As empresas enfrentam atualmente os desafios inerentes a transformação digital. A migração para a nuvem traz como seu principal desafio a garantia de integridade, disponibilidade e confidencialidade.
A verdade é que segurança é fundamental e deve ser um esforço contínuo. Saber quais são as melhores formas de implementar controles de segurança é uma tarefa árdua.
Por que migrar para a Cloud Computing?
A computação em nuvem é destaque na transformação digital, já que quando falamos em conceitos, como alta disponibilidade, escalabilidade, elasticidade e tolerância a falhas a resposta está na famosa Cloud Computing.
O Gartner prevê que 70% das empresas aumentarão seus gastos com nuvem, gerando um crescimento global de 18% na venda de serviços em nuvem.
O que a utilização da computação em nuvem pode propiciar?
Redução de custos;
Aumento na segurança de dados;
Flexibilidade e customização dentro da necessidade;
Alta mobilidade
Quais são os riscos envolvidos em uma operação na cloud?
Sim, existem riscos na jornada para a nuvem, pois a falta de planejamento no momento de definir uma arquitetura e nas atividades subsequentes podem gerar problemas evitáveis.
Um risco decorrente da falta de planejamento são indisponibilidades indesejadas do ambiente. Imagine perder acesso aos sistemas e aos dados, impactando a continuidade dos negócios. Certamente é um impacto com o qual ninguém quer lidar.
Outro possível impacto é a lentidão no uso dos sistemas de negócios, além de bancos de dados e aplicações.
Mais um potencial risco é o vazamento de dados sensíveis de seu negócio e seus clientes e parceiros. Os ataques de hackers são uma real ameaça a jornada para nuvem, especialmente em um momento onde somos regidos pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Diante dos cenários acima expostos, o que podemos fazer para mitigar os riscos?
Realize um planejamento para sua migração para a nuvem
Planejar é fundamental para uma mudança segura, porque o processo envolve estudos e análises que servem de base para a tomada das melhores decisões, além de mapear processos e elaborar políticas para regir o ambiente em nuvem é de fundamental importância. Com base nisso, realize a definição de um cronograma para a migração da sua empresa.
Avalie riscos
Modernizar um ambiente e criar uma nova infraestrutura são atividades que geram inovação, mas propiciam novos perigos. É fundamental uma avaliação de riscos, através da detecção de ameaças e vulnerabilidades existentes. Em seguida, é necessário tratar os riscos identificados, de modo a classificá-los e definir uma ação de mitigação. Exemplos dos perigos existentes são ataques de ransomwares e phishings. Realizar backups periódicos e definir um plano de continuidade de negócios se faz imprescindível.
Conte com um prestador de serviços de confiança
É sempre bom lembrar que a jornada para a nuvem é um processo que demanda organização e confiabilidade para que seja assertivo. As demandas de cada caso de negócio, com suas peculiaridades referentes a aplicações e dados pedem uma análise rigorosa. Dessa forma, procure um fornecedor com qualidade e que tenha foco em segurança.
Após todo o planejamento, realize as atividades, respeitando o cronograma, sempre pautado por um bom processo de mudança, com um plano de rollback bem definido. Uma vez migrada a solução, monitore o ambiente e identifique oportunidades de melhoria contínua.
Uma vez consideradas todas as ponderações acima, você quer encarar uma migração para a nuvem? A Nine IT está pronta para te apoiar na nova jornada para a nuvem.





Comentários